War Child Records lança o novo single ‘Flags’, de Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

(Crédito – Lawrence Watson )

Faixa integra o álbum ‘HELP(2)’, com lançamento na sexta-feira, 6 de março

Ouça aqui.

Baixar materiais aqui.


A War Child Records lança hoje ‘Flags’, de Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest — faixa retirada do aguardado álbum ‘HELP(2)’.

Você pode ouvir ‘Flags’ AQUI.

Você pode assistir ao vídeo em estúdio AQUI.

‘Flags’ é a colaboração de destaque em ‘HELP(2)’, uma poderosa reflexão sobre juventude e identidade escrita por Damon Albarn, Grian Chatten (Fontaines D.C.) e Kae Tempest. Produzida por Albarn, James Ford, Marta Salogni e Toby L, a faixa se apresenta como uma declaração ousada de resiliência — encontrando força interior e solidariedade com os outros.

Impulsionada por um memorável motivo de piano, a música também reúne um time extraordinário: Johnny Marr, Dave Okumu, Adrian Utley (Portishead), o baixista do Gorillaz Seye Adelekan, Femi Koleoso (Ezra Collective) e um coral infantil de 43 vozes.

Adicionando ainda mais profundidade e alcance vocal, um segundo coral estelar — composto pelos já mencionados Marr, além de Jarvis Cocker, Carl Barat (The Libertines), Declan McKenna, Marika Hackman, Rosa Walton (Let’s Eat Grandma), English Teacher, Black Country, New Road e Nadia Kadek.

‘HELP(2)’ é um novo álbum colaborativo inspirado no histórico lançamento de 1995, ‘HELP’, criado para mobilizar amantes da música globalmente em apoio ao trabalho vital da War Child, que oferece ajuda imediata, educação, apoio especializado em saúde mental e proteção a crianças afetadas por conflitos ao redor do mundo. Assim como o original, o novo álbum dialoga com a urgência da situação humanitária global atual.

‘HELP(2)’ será lançado na sexta-feira, 6 de março, pela War Child Records. Faça o pre-order do álbum AQUI.


“Gravar ‘Flags’ foram dois dias genuinamente alegres, com um forte senso de propósito permeando todo o processo. Fiquei particularmente impressionado com a decisão de envolver crianças para fazer toda a filmagem no estúdio — foi inspirador e reforçou diretamente a mensagem que queríamos transmitir sobre nos comunicarmos com as crianças, envolvendo-as no próprio processo.” — Damon Albarn

“Sinto-me honrado por fazer parte deste projeto. Adorei escrever essa música e colaborar com os outros artistas; foi como um sonho febril naquele dia no Abbey Road. Não conseguia acreditar em como foi bom e na força coletiva que reuniu todas aquelas energias e as direcionou para essa bela conclusão. Eu e Grian escrevemos nossos versos respondendo um ao outro. Trabalhamos juntos nas letras do Damon. Damon tinha a melodia, mas manteve a letra aberta para que pudéssemos encontrá-la juntos. Foi uma verdadeira colaboração. É um grande álbum e espero que possamos arrecadar muitos recursos e energia. Pelas crianças.” — Kae Tempest

“Receber a oportunidade de colaborar com artistas tão talentosos como Damon e Kae em prol de uma causa tão importante foi realmente especial. Sem mencionar todos os músicos incríveis que ajudaram a dar vida à música naquele dia. São raras as ocasiões em que você sente a energia por mudança de forma tão tangível e vinda de tantas pessoas — mas foi exatamente assim que pareceu naquela sala.” — Grian Chatten

‘HELP(2)’ dá continuidade ao espírito do álbum original ‘HELP’ e ganhou vida por meio de uma colaboração próxima com o Abbey Road Studios, sendo gravado majoritariamente ao longo de uma semana extraordinária em novembro de 2025, sob a supervisão do aclamado produtor James Ford.

‘HELP(2)’ conta com uma formação impressionante de colaboradores, incluindo Anna Calvi, Arctic Monkeys, Arlo Parks, Arooj Aftab, Bat For Lashes, Beabadoobee, Beck, Beth Gibbons, Big Thief, Black Country, New Road, Cameron Winter, Damon Albarn, Depeche Mode, Dove Ellis, Ellie Rowsell, English Teacher, Ezra Collective, Foals, Fontaines D.C., Graham Coxon, Greentea Peng, Grian Chatten, Kae Tempest, King Krule, Nilüfer Yanya, Olivia Rodrigo, Pulp, Sampha, The Last Dinner Party, Wet Leg e Young Fathers. A tracklist completa de ‘HELP(2)’ está abaixo.

O espírito do disco original se refletiu na natureza colaborativa do processo de gravação, com diversos momentos espontâneos acontecendo no estúdio. A sessão de Damon Albarn para ‘Flags’ contou com Johnny Marr na guitarra e Kae Tempest e Grian Chatten nos vocais; Olivia Rodrigo foi conectada a Graham Coxon, resultando na participação do guitarrista em seu cover de ‘The Book of Love’.

Além do elenco estelar de músicos, o renomado cineasta e vencedor do Oscar Jonathan Glazer atuou como Diretor Criativo de ‘HELP(2)’, trabalhando com a Academy Films para reunir uma equipe brilhante de criativos e supervisionando as filmagens e a direção de arte do projeto. O conceito de Glazer e Mica Levi foi simples — “Por Crianças, Para Crianças” — com sua equipe entregando câmeras às próprias crianças para que o mundo fosse visto através de seus olhos, servindo como lembrete constante do propósito do projeto para o público e todos os envolvidos.

Cada criança operou sua própria câmera pequena e foi convidada aos estúdios para filmar os artistas gravando, sem restrições. Além disso, a equipe de Glazer trabalhou com produtores locais e cineastas na Ucrânia, Gaza, Iêmen e Sudão para reunir imagens feitas por crianças nessas zonas de conflito. O resultado é uma obra impressionante que conecta diretamente o álbum às crianças que a música busca ajudar.

Assista ao trailer de ‘HELP(2)’ AQUI.

Gravado em um único dia em 1995, o álbum original ‘HELP’ arrecadou mais de £1,2 milhão, permitindo que a War Child oferecesse apoio vital a milhares de crianças afetadas pelo conflito na Bósnia.

Quando ‘HELP’ foi lançado, cerca de 10% das crianças no mundo eram afetadas por conflitos. Hoje, esse número quase dobrou para quase 1 em cada 5 — ou 520 milhões de crianças em todo o mundo — o maior índice desde a Segunda Guerra Mundial. Com conflitos se intensificando e cortes de financiamento agravando a situação, o trabalho da War Child nunca foi tão urgente.

“HELP(2) é mais do que um álbum. É um poderoso exemplo do que pode acontecer quando a indústria da música se une em torno de um propósito comum. Reuniu um grupo diverso de artistas e criativos em apoio ao trabalho vital da War Child com crianças afetadas pelos impactos devastadores da guerra. Somos imensamente gratos a todos os artistas e equipes que doaram suas vozes, talentos e tempo para apoiar nossa missão de garantir que nenhuma criança esteja presa em zonas de conflito. Esperamos que este disco não apenas arrecade fundos essenciais, mas também conscientize sobre a necessidade urgente de transformar compaixão em ação.” — Rich Clarke, Head of Music da War Child UK

A War Child é movida por um único objetivo — garantir um futuro seguro para cada criança afetada pela guerra. Com 30 anos de experiência e metodologias comprovadas, a organização atua rapidamente quando conflitos eclodem e permanece mesmo após os holofotes se apagarem, apoiando as crianças em sua recuperação.

Junto com seus parceiros, a War Child realiza trabalho vital em 14 países ao redor do mundo, incluindo Sudão, Gaza, Ucrânia e Síria. Diariamente, suas equipes locais criam espaços seguros em comunidades e campos de refugiados para que crianças possam brincar, aprender e acessar apoio psicológico, além de responder rapidamente a crises emergenciais.

Liderado por Brian Eno, o ‘HELP’ original tornou-se um dos álbuns beneficentes mais celebrados da história, com contribuições de Oasis, Blur, Radiohead, Massive Attack, Portishead, Sinéad O’Connor, Paul McCartney, Paul Weller e outros.

A história por trás do disco é lendária: todas as músicas foram gravadas em um único dia, 4 de setembro de 1995, mixadas no dia seguinte e lançadas poucos dias depois, em 9 de setembro. A ideia de gravar em 24 horas veio de John Lennon, que, ao falar sobre seu disco de 1970 ‘Instant Karma’, disse que os discos deveriam ser como jornais, refletindo os acontecimentos enquanto eles acontecem.

‘HELP’ vendeu mais de 70 mil cópias no primeiro dia, alcançou o primeiro lugar nas paradas de coletâneas do Reino Unido e teria alcançado o topo da parada geral de álbuns se fosse elegível. Após o lançamento, recebeu um BRIT Award especial e um Q Award, além de ter sido indicado ao Mercury Prize de 1996.

Nenhuma criança deveria fazer parte da guerra. Nunca. 

‘HELP(2)’ Tracklist:

  1. Arctic Monkeys – Opening Night
  2. Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest – Flags
  3. Black Country, New Road – Strangers
  4. The Last Dinner Party – Let’s Do It Again!
  5. Beth Gibbons – Sunday Morning
  1. Arooj Aftab & Beck – Lilac Wine
  2. King Krule – The 343 Loop
  3. Depeche Mode – Universal Soldier
  4. Ezra Collective & Greentea Peng – Helicopters
  5. Arlo Parks – Nothing I Could Hide
  6. English Teacher & Graham Coxon – Parasite
  7. Beabadoobee – Say Yes
  1. Big Thief – Relive, Redie
  2. Fontaines D.C. – Black Boys on Mopeds
  3. Cameron Winter – Warning
  4. Young Fathers – Don’t Fight the Young
  5. Pulp – Begging for Change
  6. Sampha – Naboo
  1. Wet Leg – Obvious
  2. Foals – When the War is Finally Done
  3. Bat For Lashes – Carried my girl
  4. Anna Calvi, Ellie Rowsell, Nilüfer Yanya & Dove Ellis – Sunday Light
  5. Olivia Rodrigo – The Book of Love

Arte de ‘HELP(2)’ – Crédito: Jonathan Glazer

##

 

https://warchildrecords.com/

https://www.instagram.com/warchildrecords/

https://www.warchild.org.uk/

 

 

Sobre a War Child UK

A War Child UK é movida por um único objetivo — garantir um futuro seguro para cada criança afetada pela guerra.

Com 30 anos de experiência e metodologias comprovadas, a War Child atua rapidamente quando conflitos eclodem e permanece apoiando as crianças em sua recuperação. Trabalha com comunidades e governos locais para proteger, educar e apoiar crianças a se curarem e aprenderem, promovendo um futuro mais seguro e brilhante.

Junto com seus parceiros, realiza trabalho vital em 14 países na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina, criando espaços seguros para brincar, aprender e acessar apoio psicológico, além de responder rapidamente a crises emergenciais.

www.warchild.org.uk

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *