Engenheiro brasileiro se destaca em setor bilionário e cofunda startup canadense que une IA e neurociência

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

Depois de Vocon IT, Estated e PayPal, Gabriel Rodrigues lidera engenharia da Autonomic, startup canadense que une IA e neurociência para otimizar o desempenho cerebral

O mercado que une IA e neurociência está crescendo rápido. Atualmente avaliado em US$34,10 bilhões, deve ultrapassar US$ 79 bilhões até 2033, segundo o relatório Global Digital Health & AI Tools in Neuroscience Market. Nesse movimento de expansão, um brasileiro se destaca na liderança de inovação a nível mundial: Gabriel Rodrigues, cofundador da startup canadense Autonomic, que aplica inteligência artificial para otimizar o desempenho cerebral. Ele integra o movimento que consolidou o Canadá como um dos principais hubs globais de inovação, apoiado em fortes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Gabriel chegou na Autonomic em 2022 como desenvolvedor de software e, em pouco tempo, assumiu a posição de Tech Lead, tornando-se responsável por uma parte central da arquitetura da plataforma. Atualmente, lidera o time de engenharia e participa diretamente das decisões estratégicas de tecnologia de produto, definindo prioridades para sustentar a evolução e a escala da solução.

A Autonomic oferece uma plataforma que usa inteligência artificial para analisar padrões cerebrais e orientar treinamentos personalizados de performance cognitiva. A solução é voltada para pessoas que atuam em contextos de alta exigência, como executivos, líderes, equipes operacionais e atletas, ajudando-as a manter foco, velocidade de raciocínio e resiliência mental, além de alto desempenho.

“Quando começamos a estruturar a Autonomic, ficou claro que havia espaço para uma solução que unisse engenharia avançada, dados e neurociência. Esse setor está evoluindo muito rápido, mas, ao mesmo tempo, sabemos que a IA aplicada ao cérebro ainda tem muito território para explorar”, destaca Gabriel.

O protagonismo atual de Gabriel é fruto de uma trajetória construída desde muito cedo, quando a tecnologia era apenas um sonho. Ele iniciou sua graduação em engenharia de computação pelo Centro Universitário IESB, em Brasília, e antes mesmo de concluir o curso começou sua carreira, em 2016, atuando na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, onde participou do desenvolvimento de uma plataforma de gestão utilizada pelos coordenadores de programas de pós-graduação no país.

Mais tarde, ao se formar e motivado pelo desejo de internacionalizar sua vida profissional, mudou-se para a Alemanha para trabalhar em um projeto ligado ao Ministério do Trabalho alemão. A experiência em um ambiente multicultural e a vivência em sistemas complexos fortaleceram o repertório técnico que mais tarde o colocaria na rota de empresas globais.

Gabriel retornou ao Brasil em 2020 e manteve o foco em projetos internacionais em empresas como Vocon IT, Estated e PayPal. Nesse período, atuou em operações de alta escala e aprofundou sua especialização em tecnologias em nuvem e inteligência artificial. A soma dessas experiências o levou ao convite para integrar a Autonomic no Canadá, que hoje desponta no desenvolvimento de soluções que unem IA e neurociência para melhorar desempenho cognitivo. “Cada passo da minha trajetória veio de um desejo de crescer e explorar novos cenários. Nem sempre eu sabia aonde isso ia me levar, mas sabia que queria construir algo relevante”, afirma.

Hoje, Gabriel mora na Flórida, nos Estados Unidos, e acredita que sua trajetória se conecta a um movimento mais amplo de brasileiros que vêm impulsionando avanços globais em tecnologia, especialmente em áreas emergentes como inteligência artificial. “Quando combinamos formação sólida com vontade de inovar, o mundo abre portas e conseguimos participar da construção de tecnologias que realmente geram transformação. IA e neurociência estão abrindo uma nova fronteira, e tenho muito orgulho de ser um dos brasileiros contribuindo para esse avanço no mundo”, finaliza.

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *