Agenda: Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade oferecem programação especial de férias neste sábado (10/01)

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

(Oficina Brincando de Heraldista: oficina de criação de brasões. Foto: divulgação)

Atividades integram iniciativa “Férias nos Museus” e têm entrada gratuita; ações são voltadas para todas as idades e estimulam criatividade, experimentações artísticas e memória 

Quem estiver na capital paulista neste sábado (10/01) poderá vivenciar experiências culturais inspiradoras. As Casas das Rosas, Guilherme de Almeida e Mário de Andrade, equipamentos culturais da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, geridos pela Organização Social Poiesis, oferecem uma programação especial gratuita para incentivar a criatividade, a troca de saberes e a experimentação artística, abordando temas como identidade, memória, pertencimento e imaginário popular.

Na Casa Guilherme de Almeida, às 14h30, acontece a oficina “Brincando de Heraldista: oficina de criação de brasões”. A atividade convida o público a conhecer e experimentar o universo da heráldica — arte que estuda, cria e interpreta os brasões usados para identificar famílias, nações, instituições e indivíduos —, unindo história, identidade e criação artística.

A proposta parte do acervo da instituição e da atuação de Guilherme de Almeida para além da literatura. O poeta teve papel relevante na pesquisa, interpretação e desenvolvimento de brasões, foi responsável, entre outros, pelo brasão da cidade de São Paulo, oficializado em 1917, e pelo brasão do Distrito Federal, criado em 1960 a convite direto do então presidente Juscelino Kubitschek.

Além dos brasões relacionados ao acervo da Casa Guilherme de Almeida, a oficina apresenta referências da cultura pop, como símbolos de times de futebol, sobrenomes e instituições fictícias, como as casas da escola de Hogwarts, da série Harry Potter, e dos reinos de Game of Thrones.

Na etapa prática, os participantes são convidados a criar o próprio brasão, que pode representar a família, a escola, um clube, um grupo ou um interesse pessoal. A proposta integra pesquisa, reflexão e criatividade à expressão pessoal a partir de referências históricas e contemporâneas.

Sobrenatural

A Casa Mário de Andrade realiza às 16h, a roda de conversa “O poder sobrenatural de contar histórias”, atividade é fruto de uma parceria entre o Núcleo Educativo da instituição e o projeto “O que te assombra?”, em uma experiência educativa que articula patrimônio cultural, memória urbana e narrativas do imaginário popular brasileiro.

Tudo começa com uma apresentação histórica da Casa Mário de Andrade e da relação com o bairro da Barra Funda, território marcado por intensos processos sociais, culturais e simbólicos que dialogam diretamente com a formação da cidade de São Paulo. A partir desse contexto, os participantes são convidados a refletir sobre a cidade como espaço de memória, experiências e narrativas compartilhadas.

Na sequência, há uma conversa voltada às lendas urbanas e ao folclore brasileiro, com destaque para a figura do lobisomem. Mitos, crenças populares e narrativas orais como expressões da cultura imaterial também são explorados. A roda valoriza o encontro entre história, território e imaginário coletivo, provoca leituras sensíveis e críticas sobre o medo, o fantástico e suas relações com o cotidiano urbano.

Memórias

 “Costurando memórias: caderno de registro” é a oficina que a Casa das Rosas promove às 14h30. Destinada ao público familiar, a atividade propõe a encadernação artesanal ao utilizar uma técnica simples de costura.

A oficina convida participantes de diferentes idades a criarem juntos um caderno de registro, com muita criatividade e cooperação. A proposta valoriza o encontro entre gerações, promove a troca de experiências, saberes e afetos por meio de uma prática artística acessível e sensível.

SERVIÇO

Oficina | Brincando de Heraldista: oficina de criação de brasões
Data: Sábado, 10 de janeiro
Horário: às 14h30
Local: Casa Guilherme de Almeida – Rua Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo
Gratuita

Roda de conversa | O poder sobrenatural de contar histórias
Data: Sábado, 10 de janeiro
Horário: às 16h

Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo
Gratuita

Oficina | Costurando memórias: caderno de registro
Data: Sábado, 10 de janeiro
Horário: às 14h30
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo
Gratuita

Share this Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *