(Kanha Shanti Vanam, reconhecido como o maior centro de meditação do mundo – Crédito da imagem: divulgação/Heartfulness)
- Estima-se que sessão conduzida pelo mestre Kamlesh Patel, também conhecido como Daaji, reuniu 20 milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo 375 mil pelo Youtube;
- No site www.heartfulness.org.br os visitantes podem acessar masterclasses gratuitas, com áudio em português
A organização internacional Heartfulness, presente no Brasil por meio do Instituto Heartfulness (www.heartfulness.org.br), acaba de entrar para o Guinness World Records ao realizar a maior transmissão ao vivo de uma meditação guiada já registrada no mundo. A marca foi alcançada em 21 de dezembro, data reconhecida pela ONU como o Dia Mundial da Meditação, quando 375 mil pessoas participaram simultaneamente de uma sessão coletiva conduzida ao vivo pelo YouTube. Considerando também as atividades realizadas presencialmente e em outras plataformas, o número total de participantes é estimado em 20 milhões de pessoas.
A meditação foi guiada por Daaji, líder mundial da Heartfulness e presidente da Shri Ram Chandra Mission, e reuniu participantes em encontros presenciais, sessões institucionais e transmissões online. Essa foi a primeira vez que uma adesão dessa magnitude é registrada de forma coordenada, em uma extensão geográfica tão ampla, consolidando o evento como um marco global em iniciativas de bem-estar coletivo, paz e saúde emocional.
Em 2024, as Nações Unidas declararam 21 de dezembro como o Dia Mundial da Meditação. Neste ano, esse marco ganhou expressão ainda mais concreta: milhões de pessoas fizeram uma pausa simultânea de 20 minutos para meditar juntas. Guiados por Daaji, participantes de 175 países voltaram-se para seus corações, unidos por uma intenção comum em prol da paz.

(Crédito da imagem: divulgação/Heatfulness)
A mobilização foi viabilizada com o apoio de mais de 16 mil voluntários, entre eles o time do Heartfulness Brasil. As sessões aconteceram em 280 ashrams e em mais de 6 mil centros Heartfulness ao redor do mundo, assegurando coordenação simultânea entre diferentes continentes.
Fundamentada na compreensão de que a vida humana é profundamente influenciada por estados interiores, o Heartfulness propõe a meditação centrada no coração como um caminho simples e acessível para atravessar o cotidiano com mais equilíbrio, lucidez e propósito
A meditação conduzida por Daaji incluiu a Pranahuti (transmissão yogue), elemento central da prática, associada à promoção de serenidade, clareza mental e equilíbrio emocional. Enraizada nos ensinamentos de Lalaji Maharaj e Babuji Maharaj, o Heartfulness segue em expansão como movimento global, alcançando pessoas de diferentes culturas, crenças e realidades.