Bailarina brasileira radicada em Goiás estreia espetáculo em Nova Iorque

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

Bailarina contemporânea é a única brasileira a se juntar a outros 11 artistas para compor residência e apresentações na cidade americana, em projeto da Cia Alicia Soto Hojarasca, numa parceria das embaixadas da Espanha e dos EUA

Após hiato de dois anos para se dedicar à maternidade, a bailarina contemporânea Emily Naitê volta aos palcos diretamente de Nova Iorque (EUA), no espetáculo “Y tú quién traes?”, que será realizado no Green Space, nos dias 19 e 20 de setembro, e explora a memória, a identidade e a criatividade coletiva.

Única brasileira no grupo, ela foi selecionada juntamente com mais 11 artistas para compor uma residência e apresentações na cidade americana, em um projeto da Companhia Alicia Soto Hojarasca, numa parceria das embaixadas da Espanha e de Nova Iorque.

Na cidade, Naitê também está participando de uma pesquisa e residência que teve início dia 11 e segue até o dia 20, outras de suas paixões no mundo da dança, no qual ela constrói trajetória já há 20 anos.

Natural de Belém do Pará, ela mudou-se ainda criança para Goiás, onde construiu sua carreira como bailarina contemporânea, coreógrafa, professora, diretora de movimento, pesquisadora e performer. Ela tem uma trajetória recheada de muitos aprendizados e trocas com grandes nomes da dança contemporânea, como Ismael Ivo, German Jauregui, Joe Alegado, Francesca Harper, Laura Aris, Marta Coronado, Lali Ayguadé e muitos outros.

Naitê trabalhou ao longo de quatro anos nas companhias de dança Tropistica Cia de Dança, com o espetáculo Boca de flor, e As Mulheres Cia de Dança, com a apresentação As mulheres tristes que ninguém vê, que teve sua estreia em 2023, em Goiânia. A bailarina integra também o grupo Bacae Dança.

Share this Article