Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) transforma cenário cultural no Espírito Santo

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

O Instituto de Políticas e Ações Comunitárias (IPAC), em parceria com a União de Negros pela Igualdade do Estado do Espírito Santo (UNEGRO), está à frente da implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) no Espírito Santo. A iniciativa visa fortalecer o acesso às políticas públicas de cultura e promover a inclusão e diversidade cultural em 32 municípios do estado ao longo de 24 meses.

Através da metodologia das Caravanas da Cultura, o programa busca alcançar objetivos como a ampliação da difusão de informações culturais, promoção de comunicação acessível, apoio aos trabalhadores da cultura e desenvolvimento econômico. As caravanas atuam como plataformas de educação popular e formação cidadã, fomentando direitos sociais e políticas culturais e sociais.
Os resultados serão alcançados por meio de diversas ações estruturantes, incluindo cursos, oficinas, seminários, debates, encontros de escuta e diálogo com o setor cultural local. Além disso, haverá prestação de assessoria técnica para elaboração de projetos culturais e acesso a políticas públicas, mobilizações sociais e intervenções artísticas que valorizam manifestações culturais regionais.

O Comitê de Cultura do Espírito Santo também tem como meta mapear e cadastrar permanentemente atuantes socioculturais, fortalecer as organizações da sociedade civil e implementar inovações em participação social. Ao promover igualdade e combater a discriminação aos povos de comunidades tradicionais, o programa contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Essa iniciativa do Ministério da Cultura – MinC – junto a Organizações da Sociedade Civil, lidera esta transformação cultural, garantindo que as políticas públicas cheguem aos rincões mais esquecidos do Espírito Santo, valorizando agentes e manifestações culturais locais.

Agenda ES
Tema: Políticas Culturais inclusivas para povos indígenas
Data: 26/07/2024
Horário: 18h
Local: Aldeia Jacó Pataxó, Itaúnas – Conceição da Barra.

Tema: Políticas Culturais inclusivas para povos ciganos
Data: 27/07/2024
Horário: 14h
Local: Rua Waldevino Gonçalves, 203 – Bairro Universitário, São Mateus.

Tema: Debate sobre políticas culturais para comunidade quilombola
Data: 28/07/2024
Horário: 09h
Local: Comunidade Quilombola de Palmito, Jaguaré.

Share this Article