Pesquisa: IA aponta estados brasileiros com maior crescimento na construção civil

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

Dados foram colhidos pela Prospecta Obras, startup que está revolucionando o setor com algoritmo que mapeia construções de todo o país

Grandes expectativas cercam o crescimento da construção civil em nosso país este ano, principalmente, graças ao avanço de tecnologias importantes para o melhor desempenho contínuo do setor – como a Inteligência Artificial. Provando essa afirmação, um estudo conduzido pela Prospecta Obras, empresa de análise de dados especializada em mapeamento de obras, identificou as regiões brasileiras com maior crescimento do segmento em 2024 através de seu algoritmo pautado na IA, que analisa os canteiros em andamento no território fornecendo, assim, dados analíticos e precisos sobre o setor.

Fundada em 2008, a startup desenvolveu sua tecnologia a fim de identificar as obras em fase de início, andamento, e finalizadas em qualquer região do Brasil, de forma que consigam entender aspectos mercadológicos essenciais ao envolvidos nos projetos, além de promover informações extremamente relevantes para quem atua no segmento. “Hoje, somos capazes de identificar padrões de construções em todo o país, áreas em desenvolvimento, valores investidos, profissionais e empresas atuantes, crescimento ou decrescimento do mercado, tendência e projeções que contribuem para o melhor desempenho dos canteiros”, explica seu fundador, Wanderson Leite.

Analisando todo o território brasileiro, os dados colhidos na pesquisa conduzida pela Prospecta Obras, através de seu algoritmo, identificaram que o Centro-Oeste é a região que apresentará o maior crescimento no setor este ano – na estimativa de 7,8%. Sua liderança na lista será impulsionada, principalmente, nas cidades do interior, segundo Leite, onde a abertura de novos condomínios de alto padrão e bairros estão alavancando um número acentuado de novas obras. Mato Grosso, como exemplo, é responsável por cerca de 17% do VBP agropecuário brasileiro, o que torna a região um celeiro de novas oportunidades, empregos e geração de renda, aumentando consideravelmente o número de novas moradias locais.

Todavia, se por um lado, o centro-oeste é a região que, percentualmente, apresentou o maior crescimento, o Sudeste, de longe, apresenta o maior volume em construções do Brasil – ocupando o segundo lugar na lista das que mais tenderão a crescer este ano, em torno de 7%. “Todo a região terá muitas obras em andamento em 2024, principalmente, as de 150 e 250 metros quadrados nos municípios interioranos, onde o custo de vida é 50% menor do que nas grandes cidades do local. Essa movimentação será fortemente benéfica para a geração de empregos, aumento na venda de materiais e para o crescimento regional em si”, complementa.

Outro destaque no Sudeste vai para as obras verticais, empreendimentos que, em 2023, foram implementados em 424 novos condomínios na capital paulista, de acordo com o estudo. Em 2024, a expectativa é que essa quantia seja dobrada – favorecida, dentre tantos aspectos, pela projeção de aumento no volume de crédito de 8,1%, segundo a Febraban, contribuindo para um aquecimento ainda maior deste mercado.

Já o Sul do país, por sua vez, é uma verdadeira potência quando se fala em agro e indústrias. Em 2023, a região registrou mais de 300 mil projetos de construção, com meta de que continue crescendo este ano, na faixa dos 4,5%. Como exemplo, os projetos de reforma aumentaram 38% no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido às fortes chuvas e alagamentos que afetaram estes estados em 2023.

Além disso, Florianópolis é a terceira capital brasileira com maior elevação no preço dos imóveis, o que torna essa região bastante atrativa no mercado. “A dica para quem quer investir lá, é olhar para cidades satélites, que estão bem próximas às capitais, as quais apresentaram crescimento de 34% em novas obras nos três estados”, ressalta Leite.

Em contramão a todos estes tamanhos resultados, o Norte e Nordeste foram os que apresentaram desaceleração no crescimento do setor, tendo ficado abaixo do esperado mesmo com um crescimento do número de novas obras locais. Apesar disso, as projeções para este ano também são positivas – com destaque para o programa Minha Casa Minha Vida, que deve elevar o número de novas obras nas regiões. De todos, os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará estão à frente, liderando no que se refere ao crescimento do setor.

O mercado de construção civil é um dos maiores do Brasil, levando em consideração vários nichos na hora de apontar o crescimento total do PIB do segmento. Mesmo que, muitas vezes, o acúmulo de estoque de imóveis verticais indique um crescimento abaixo do esperado do mercado, o número de novos projetos horizontais em andamento vão na direção oposta – o que ressalta a importância de fazer uma avaliação bem mais completa e complexa desse mercado.

Por isso, a tecnologia de mostra como uma aliada indispensável destes profissionais, para que tenham a maior assertividade possível nas obras e consigam, através de dados robustos, utilizá-los favoravelmente ao crescimento do setor. “Essa é a nossa proposta na Prospecta Obras. Temos a certeza de que a IA é uma das ferramentas mais poderosas para transformar a construção civil, e focaremos em aperfeiçoá-la constantemente para levar informações seguras aos envolvidos, solidificando cada vez mais o relacionamento entre quem constrói e quem vende material para construção”, finaliza.

Serviço:

Pesquisa: IA na construção civil

Realização: Prospecta Obras

Sobre a Prospecta Obras:

https://www.prospectaobras.com/

Fundada em 2010, a Prospecta Obras é uma startup de construção civil que fornece informações completas sobre todas as obras em andamento através de um algoritmo de inteligência artificial, conectando quem vende com quem deseja comprar produtos e serviços do setor.

Share this Article