Marcas possuem papel importante para futuro de mulheres e das famílias brasileiras, mas estão desconectadas dessas demandas, aponta pesquisa

Reginaldo Faria Primo
Reginaldo Faria Primo

Estudo realizado pela consultoria Bloomers destaca que entrevistados têm dificuldades em reconhecer as marcas que estimulam as relações familiares e o desenvolvimento das mulheres

Pesquisa realizada pela Bloomers, consultoria que atua no desenvolvimento de marcas, culturas e negócios, aponta que as marcas possuem papel importante para o desenvolvimento e participação das mulheres no mercado de trabalho, na sociedade e no estímulo às relações familiares, mas ainda se mostram desconectadas dessas demandas. A pesquisa, realizada com 470 pessoas entre 16 e 50 anos em todo o Brasil.

O levantamento revelou que 86% dos entrevistados acreditam que as marcas possuem papel importante ou muito importante no desenvolvimento das mulheres. O público feminino foi maioria ao apontar que as marcas devem se preocupar com a oferta de oportunidades iguais de salário e carreira entre homens e mulheres (90% das mulheres e 74% dos homens) e devem atuar na oferta de soluções contra a violência, abuso e a favor da saúde mental para o público feminino (64% das mulheres e 48% dos homens). A maior parte dos entrevistados também acredita que as marcas devem oferecer capacitação técnica e profissional para o desenvolvimento das mulheres (73% dos homens e 70% das mulheres).

Ao apontar marcas que de fato representam o desenvolvimento feminino, os participantes da pesquisa apontaram a Natura em primeiro lugar (23%), Avon e Boticário (14% cada), Marisa (8%), Magalu e Dove (6% cada), Unilever (4%), Renner e C&A (3%). Porém, 20% dos entrevistados afirmaram não se lembrar de nenhuma marca que represente o desenvolvimento das mulheres.

Em relação à família, 45% das pessoas acreditam que as marcas podem facilitar relações familiares com suas propostas de valor e 63% das pessoas acreditam que as marcas têm a capacidade de minimizar uma eventual ausência de familiares. Porém, 26% dos entrevistados não lembram de nenhuma marca que represente família brasileira. Na sequência, aparecem Coca-Cola (20%), Sadia e Natura (10% cada), Havan (9%), Nestlé (8%), Qualy (7%), Netflix e Havaianas (6% cada) e WhatsApp (5%).

“Apesar de reconhecerem as marcas como facilitadoras de melhores futuros para as mulheres e suas famílias, os consumidores revelaram dificuldades para apontar as marcas que cumprem esse papel na vida dos entrevistados”, explica Ivan Scarpelli, sócio-fundador da Bloomers. “Há oportunidades importantes para que negócios se conectem à sociedade para atender às suas demandas e anseios reais. Para gestores de marca e líderes de negócio, o momento é de pensar se realmente suas estratégias de contato com as pessoas estão alinhadas com suas necessidades”, conclui.

Sobre a pesquisa 1902 da Bloomers

O levantamento 1902 é inspirado pelo filme “Uncle Josh at the moving picture show”, de Edwin Porter, um dos primeiros filmes da história do cinema, que estreou em fevereiro de 1902. A película traz um homem interagindo com três pequenas cenas exibidas em um projetor em um teatro de Vaudeville que motivaram a pesquisa ao redor de três temas centrais: o papel das mulheres e o olhar masculino sobre o feminino na sociedade; os impactos deixados com avanços da tecnologia em nossas vidas hoje e no futuro; e a função das relações familiares em um período de mudanças históricas, marcadamente a pandemia, a guerra e os recursos digitais.

“Nosso entendimento é o de que os três temas endereçados pelo filme se tornaram, desde sua primeira exibição, universais – e ainda um reflexo de tempos passados que se reproduzem no presente e influenciam o amanhã”, destaca Scarpelli. “O objetivo foi demonstrar como temas de ontem mantêm influência sobre o hoje e o futuro, e como as marcas podem direcionar suas vocações para a resolução de temas históricos que são críticos para o desenvolvimento da sociedade.

A pesquisa foi realizada com 470 pessoas entre 16 e 50 anos em todo o Brasil. A pesquisa possui 95% de confiança. Ao todo, foram realizadas dez questões distribuídas para os três temas. Além disso, também foram realizados questionamentos sobre o papel das marcas em relação a esses tópicos.

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